domingo, 30 de setembro de 2012

Believe Tour - Arizona


Believe Tour





Na noite de ontem Justin Bieber contemplou mais de 18 mil pessoas na Jobing Arena em Glendale, no Arizona. O espetáculo foi o assunto para a maioria dos tabloides mundiais, dando vazão à enfermidade do cantor durante a canção Out of Town Girl. O USA Today divulgou horas atrás uma análise do que rolou por lá:

GLENDALE, Arizona. – Justin Bieber tinha uma missão com sua nova turnê, a Believe Tour, que agitou a Jobing Arena neste sábado com mais de 18 mil fãs, no subúrbio de Phoenix. Isso foi para mostrar que o garoto de 18 anos de idade estava pronto para eclipsar o fenômeno no Youtube e provar que ele é um artista de mérito e resistência.

Ele, de fato, mostrou do que era capaz ao esgotar os ingressos do concerto, com seu estilo urbano de músicas misturadas à um visual de espetáculo da Broadway. Ele comitou. Com bravura, Bieber resistiu a uma agressiva dor no estômago durante uma canção, deixando milhares de fãs com os olhos arregalados e preocupados. Após sair do palco, ele voltou e deu continuação ao show.

O show durou cerca de 105 minutos e contava com a ajuda de dançarinos, principalmente na canção Out of Town Girl, de Believe. Enquanto dançava, de repente ele se dobrou e virou, em seguida correu para fora da plataforma. Os dançarinos continuaram sua performance, e quando o DJ estava indo avisar o público sobre o ocorrido, ouvimos um burburinho na multidão.

“Me desculpem. Estou atrasando as coisas”, Bieber disse quando reapareceu no palco, em meio aos gritos estrondosos dos beliebers. O evento teve uma plataforma e um guindaste móvel que subiram acima do público, e lá ele tocou Fall em uma guitarra. Essa foi uma jóia que nos lembrou de suas raízes, quando Bieber era apenas uma criança de Stratford buscando por algumas moedas na rua.

Bieber então performou a música tema do filme Karate Kid, Never Say Never. Logo depois, o público apreciou o hit Beauty and a Beat, um dueto com Nicki Minaj (a parte da rapper foi transmitida pelo telão, em um vídeo já gravado). O magricelo desapareceu novamente do palco, e desta vez seu sumiço resultou em uma parada completa do show por alguns minutos.

Quando ele finalmente retornou, Bieber se expôs e contou o que estava acontecendo. “É difícil pra mim, vocês sabem, não se sentir bem e estar vomitando na frente de uma multidão”, ele disse entre risos. “Vocês vão me amar mesmo que eu esteja vomitando no palco?”, os fãs gritaram. “Ok, eu queria dar a vocês o meu melhor e fazer o melhor show possível. Vocês se importariam se eu terminasse por aqui?”.

Bieber completou uma dança de música eletrônica, brincou com a “Minaj virtual”, dedicou One Less Lonely Girl a Avalanna Routh, a menina de 6 anos de idade que perdeu a batalha contra um raro tipo de câncer no dia 26 de setembro (“Se você está ouvindo, eu te amo”, ele disse olhando ao céu). Cantou As Long As You Love Me, Baby, Believe, e finalmente o primeiro single de seu novo álbum, Boyfriend – uma inspiração de Michael Jackson será? Ele agarrou suas próprias virilhas durante a dança!

O show não foi perfeito. Uma magia foi planejada mas não foi desenvolvida por conta da doença de Bieber. Os fãs esperaram mais de algumas músicas, mas tudo isso pode ser arrumado nos próximos 70 shows em torno dos Estados Unidos e Europa nos próximos meses.
Embora o ocorrido, ele se esforçou: Bieber ensaiou por 36 horas antes do show, andou de Segway em volta da arena e jogou ping pong com a sua equipe (ele é muito competitivo e odeia perder). Tal dedicação à perfeição no palco teve seu preço: pouco físico no concerto.

No entanto, Bieber estava decidido a dar uma festa com Scooter Braun. Braun é responsável por gerenciar a carreira do adolescente e continua a dar espaço para novas estrelas. Ele também está por traz do sucesso do australiano Cody Simpson e a hitmaker de Call Me Maybe, Carly Rae Jepsen. Cada um deles contribuiu para a alegria da multidão em um conjunto de seis rápidas canções. 

Bieber não mantém em segredo a sua admiração pelo rei do pop e revela a influência de Jackson em tudo que faz. Os sons dele parecem um talismã para Justin, e estavam tocando antes do cantor entrar no palco (principalmente as da era Off The Wall). Antes do concerto começar, uma chave com a letra B de Believe esculpiu o palco.

As pistas da influência de Jackson continuaram durante o show. Em All Around The World Bieber voa em enormes asas feitas do mesmo material com pratas de bateria e guitarras. She Don’t Like The Lights com uma abertura de flashes de paparazzi, assim como Jackson no videoclipe de Smooth Criminal.

Bieber contou ao USA Today que nas semanas antes da turnê, ele e sua equipe estavam assistindo os vídeos dos shows do Michael Jackson e se perguntando “como Michael faz isso?”. Era preciso se esforçar, e por isso ele e seu diretor, Jon M. Chu, assistiram o documentário This Is It, que traz parte dos ensaios de Jackson.

A maneira com que Chu produziu a turnê a torna um conjunto de entretenimento, onde Bieber no palco é apenas mais um objeto em meio a um espetáculo multimídia. 

Fãs como Mackenzie Froehle, 17, ficaram satisfeitas. “Foi extravagante e intenso. Ele não é mais um garotinho, e os concertos não pareceram com os de artistas da Disney”.

Believe não é Disney, assim como Bieber não está cantando apenas para a câmera de sua mãe. Mas é difícil dizer o quão sua apresentação foi impressionante, um verdadeiro espetáculo multidimensional. Bieber tem verdadeiramente um grande futuro.





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